Ordem dos Médicos: Entidade está afastada dos hospitais - candidato a bastonário (C/VIDEO)
Número de Documento: 11459438
Lisboa, Portugal 31/08/2010 17:05 (LUSA)
Temas: Saúde, Profissionais de saúde, Hospitais
*** Serviço vídeo disponível em www.lusa.pt ***
Lisboa, 31 ago (Lusa) – O cirurgião Jaime Teixeira Mendes, candidato a bastonário da Ordem dos Médicos, afirmou hoje que “há um afastamento” daquela entidade relativamente aos hospitais públicos e que irá intervir "com força" para mudar a situação.
“Sentimos a ausência da Ordem no hospital, já tínhamos sentido em [hospital de] Santa Maria. A Ordem não está presente, ninguém conhece a Ordem, há um afastamento da Ordem”, disse hoje à agência Lusa Jaime Teixeira Mendes no final de uma visita ao hospital de São José, em Lisboa.
O candidato explicou que “os médicos escrevem a expor problemas para os colégios da especialidade resolverem e há quem esteja à espera de resposta há um ou dois anos”.
“Isso é uma questão em que vamos intervir com força”, garantiu.
Dos planos da candidatura presidida por Jaime Teixeira Mendes vai também fazer parte uma modificação dos estatutos da Ordem.
“Este estatuto é anti-democrático. Temos que fazer de maneira a que para eleger os dirigentes da Ordem tenha que haver uma eleição proporcional. Nós propomos que seja proporcional, quem venceu tem mais representantes num conselho alargado nacional, mas os outros que também tiveram votação também têm que ter lá elementos. E aí, no contraditório, é que a Ordem tem que se desenvolver”, defendeu.
Jaime Teixeira Mendes advoga também que “o próprio estatuto disciplinar a Ordem tem que ter prazos para dar resposta”.
“Há o caso da clínica de Lagoa. O diretor de oftalmologia de Portimão diz que já tinha feito a denúncia, ou observação, à Ordem há quatro anos. E a Ordem não responde. É esta política de silêncio que temos que acabar”, disse.
Além de Jaime Teixeira Mendes concorrem ao cargo de bastonário a atual presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Isabel Caixeiro, e o presidente da Secção Regional do Centro, José Manuel Silva.
As eleições na Ordem dos Médicos realizam-se no final deste ano, não estando ainda marcada uma data.
JRS
Sem comentários:
Enviar um comentário