terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Não publicar comentários, apagar comentários, seleccionar comentários mediante critérios desconhecidos - vale tudo

E-mail enviado ontem, às 23:40 aos editores do «Capeia Arraiana»
.
Ex.mos Senhores
JC Lages
P Leitão Baptista

Há 48 horas deixei um comentário no «Capeia Arraiana» em que, a propósito da candidatura de António Dionísio a Provedor da SCM Sabugal, eu escrevi, em resposta a outro comentário, o seguinte (in http://capeiaarraiana.wordpress.com/2010/12/23/antonio-dionisio-e-candidato-a-provedor/#comments):



O seu comentário aguarda moderação.


Se este José Robalo é da família do actual Presidente da CM Sabugal, que autoridade terá para falar assim?
Se é (também?) o 4º candidato efectivo da lista do PSD para a Assembleia Municipal, que autoridade lhe restará para se dirigir a nós desta forma sobre o futuro Provedor da SCM do Sabugal?
Em todo o caso, avanço desde já que mais parece pretender que aumente a lista de «lugares» (digamos assim) ao dispor do clã a que pertence – aparentemente, repito por falta de provas mas por sobras de indícios. Sobre isso, pede-se a máxima contenção: ainda há muita água para correr… e vai correr…

Como lêem, a máquina acaba de me dar a indicação de que o comentário «aguarda publicação» (Nota ao leitor: para ser rigoroso devia ter escrito: «aguarda moderação» - que é que a máquina «diz»).
Por essa razão, acabo de inserir uma mensagem no mesmo post do mesmo «Capeia Arraiana».

É do seguinte teor - e dispenso (agora sim) a sua publicação se o outro for publicado:

Aviso
Se dentro de 24 horas não estiver aqui o meu comentário anterior, vai tudo ser publicado no meu LisboaLisboa - uma plataforma com mais de 50 000 leitores/ano.
Isto não é tolerável.
Tenham paciência.
É a segunda vez que me censuram.
Vão ser denunciados.
Tenham paciência, mais uma vez. Ou então esclareçam-me para o mail

Cumprimentos.

José Carlos Mendes
Consultor de Comunicação

Como o prometido é devido, e como a moderação de comentários mantém o bloqueio, aqui ficam as minhas notas de protesto.
.
Em nome da verdade, acrescento que o que eu pedia era tão só ou a publicação do comentário ou um esclarecimento sobre a sua não publicação. 
Aconteceram algumas outras coisas mas nenhuma dessas...



.



.

.

Retirado do LisboaLisboa, depois de publicados os meus comentários e outros que estavam «para moderação»:


Terça-feira, Dezembro 28, 2010

Mau encaixe democrático em blog regional. Esta é que se dispensava bem

.
.
Há lá para os lados da minha terra um sítio na net com alguma piada e com interesse regional.
Chama-se «Capeia Arraiana».
Traz-me algumas ligações à terra - e valorizo muito isso.
Pode ser visitado aqui.
Na véspera da Consoada, foi publicado um post sobre uma determinada candidatura. Está aqui.
Logo de seguida, um comentário entre o agressivo e o ofensivo para o candidato.
Depois, alguém defendeu o candidato.
Aí, vi e entrei eu próprio.
Mas não há ali espaço para o meu comentário - tal como para outro em que anunciava este mesmo post que está a ler aqui no LisboaLisboa se a situação de travagem do comentário se mantivesse.
Pode ler aqui os vários textos e a mensagem que enviei aos dois editores do blog.
.
Soube mais tarde que pelo menos outro comentário de outro leitor sobre o mesmo assunto está também «para moderação»...
.
Isto, lamento imenso ter de o dizer, são sinais de má consciência política e social. São sintomas de mau encaixe democrático.
São 23:44. Vou publicar, como prometido.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário