segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pode ler isto no 'Bancário'


...
Foi já em pleno século XX que a divisa norte-americana ultrapassou os numerários europeus, outrora incontestáveis referências de permuta, impondo-se assim como a moeda de troca nos negócios internacionais. Porém, apenas em 1944 se oficializa essa hegemonia do dólar, numa data que ficou ainda marcada pelo reconhecimento da divisa dos EUA como a única a poder ser directamente convertida no metal precioso, o ouro, ao abrigo dos acordos de Bretton Woods, nos quais se determinou que uma onça de ouro valeria exactamente 35 dólares.
A moeda corrente da então superpotência mundial atingiu desta forma o seu auge pouco mais de seis anos depois, na década de 50, tendo-se mesmo assumido como a principal ferramenta de compra e venda, sendo inclusivamente escolhida ao invés do ouro, não porque valesse mais, obviamente, mas por facilitar as transacções, já que se tratava de um numerário real e não um mineral precioso de complexa segmentação.
Contudo, a preferência pela “nota verde” acabou a longo prazo por ditar a sua queda abrupta, em grande parte devido à sua conjugação com o défice orçamental entretanto desenvolvido nas finanças dos EUA, pois a nação importava bastante mais bens do que os vendidos ao exterior. Na sequência desses acontecimentos, as reservas da divisa norte-americana na Europa e outros países aumentou consideravelmente, de tal maneira acentuada que se criou o eurodólar, termo que designa os depósitos da divisa das “terras do Tio Sam” em instituições situadas fora do espaço estado-unidense.
É neste contexto que chega ao poder o presidente Richard Nixon, verdadeiro salvador do dólar. Graças a si e à equipa que o acompanhou foi tomada a crítica decisão de pôr termo à convertibilidade do dólar em ouro a 15 de Agosto de 1971, uma medida que foi suficiente para causar a imediata desvalorização da moeda, o que resultou num reajuste da sua equivalência para 38 dólares por onça de ouro (Dezembro de 1971) e já em Fevereiro de 1973 uma nova actualização para 42 dólares/onça.
...
Ler mais: http://bancario.pt/historia-do-dolar/#ixzz1UTZvGaxK

Sem comentários:

Enviar um comentário