segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PCP - Portagens para entrar em Lisboa, não


Defender a mobilidade e a qualidade de vida na região de Lisboa

Quinta 4 de Agosto de 2011


Nota da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP sobre a possível introdução de portagens na CRIL e no IC19


1.No mesmo dia em que o Ministro da Economia e Obras Públicas admitiu o estudo para portajar a entrada na cidade, as Estradas de Portugal anunciaram a possibilidade de virem a lançar portagens na CRIL e no IC19. Tudo isto no dia em que o Governo PSD/CDS impôs um brutal aumento dos preços nos transportes públicos que é um assalto à carteira dos utentes.
2.Para lá de dubitativos desmentidos, o simples facto de se admitir esta hipótese é tão mais preocupante quanto os exemplos ocorridos neste primeiro mês do Governo de fazer o povo pagar a crise pela qual não foi responsável. Não pode ser o povo de Lisboa a pagar os défices que derivam das ruinosas parcerias público-privadas feitas pelos governos do PSD/CDS e do PS, que apenas serviram os interesses do capital financeiro.
3.Tal medida, a concretizar-se, colocaria em causa todo o sistema de mobilidade na área metropolitana, em particular na zona norte e portajaria de facto todas as principais entradas de Lisboa. É bom lembrar que já se pagam as entradas pelas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, e pelas A5 e A1.
4.Tal medida a verificar-se transformaria num inferno a vida de centenas de milhar de pessoas que apenas teriam como «alternativa» vias urbanas por dentro das localidades e seria um fato à medida da privatização das linhas férreas e outros meios de transporte suburbanos.
5.A DORL do PCP alerta o povo de Lisboa para que se mantenha atento e mobilizado para a luta que terá de ser travada em defesa dos seus direitos e das suas condições de vida, luta em que terá sempre a seu lado o PCP.

Sem comentários:

Enviar um comentário